Eurico Borba, Relexões sobre a Crise Global ......

Sociologia´, Política e Religião

Textos

Uma fecal opção
                           Uma fecal opção...
                    
Publicado no jornal O Pioneiro de Caxias do sul em 30/09/2014

Uso, irritado, um palavrão com a intenção de resumir o que me passa pela mente: - o Brasil está se transformando num país de merda...
São atos de violência, de cinismo, de corrupção - (“malas de dinheiro...”). As perguntas feitas por senadores de uma comissão de inquérito combinadas com os depoentes, foi um ato de indignidade. A interferência maldosa nos curricula de jornalistas via internet, foi um brutal atentado aos direitos da cidadania. Incompetentes estão na direção de órgãos estatais. A demagogia domina a campanha eleitoral.
O povo descrente não se motiva com as eleições – o momento supremo do processo democrático.  Canalhas ou bobocas se apresentam como candidatos ao Congresso Nacional e Câmaras Estaduais, nas eleições de outubro próximo, devendo ser eleitos ou reeleitos para que tudo continue como está...
É o nosso futuro que está sendo decidido nestas eleições. É a possibilidade de que pela revolução democrática, a do voto, se evite uma guerra civil, (que pela ação diária dos bandidos já é uma realidade, em todas as regiões do Brasil).
Pode-se explicar a situação a que chegamos pelas condições degradadas do sistema educacional e pelos grandes e injustos desníveis de renda. Tal situação permitiu o fortalecimento da classe dominante, que só pensa nos seus lucros e no poder político que exercem, pela sustentação de uma maioria de políticos incompetentes ou corruptos, que votam o que seus “patrões” querem. Manobram a mídia e a propaganda, com a ação de hábeis “marqueteiros”, capazes de vender desde sabonetes até candidatos... O povo não exerce sua capacidade critica e sustenta, com o voto, a corrupção, o banditismo, a imoralidade dos costumes.
Milhões de brasileiros rejeitam esta opção. Sonhamos com uma pátria justa socialmente e desenvolvida economicamente – digna e decente. Sonhamos e queremos que nossa sociedade seja presidida por um ambiente de alta densidade ética, pela crença da maioria da população em valores morais, aqueles que formaram a nossa nacionalidade e nos permitiram sonhar com a democracia, a dignidade, a justiça e a paz.
Basta. Vamos reagir nos organizando, nos informando, para eleger uma maioria de pessoas honestas e competentes, ou acostumemo-nos com a opção de vivermos num país de merda.

Agosto de 2014
Eurico de Andrade Neves Borba, 73, aposentado, ex professor da PUC RIO, ex Presidente do IBGE, é escritor e mora em Ana Rech, (Caxias do Sul).
Eurico de Andrade Neves Borba
Enviado por Eurico de Andrade Neves Borba em 30/09/2014
Alterado em 14/12/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras