Eurico Borba, Relexões sobre a Crise Global ......

Sociologia´, Política e Religião

Textos

Uma fecal opção
                           Uma fecal opção...
                    
Publicado no jornal O Pioneiro de Caxias do sul em 30/09/2014

Uso, irritado, um palavrão com a intenção de resumir o que me passa pela mente: - o Brasil está se transformando num país de merda...
São atos de violência, de cinismo, de corrupção - (“malas de dinheiro...”). As perguntas feitas por senadores de uma comissão de inquérito combinadas com os depoentes, foi um ato de indignidade. A interferência maldosa nos curricula de jornalistas via internet, foi um brutal atentado aos direitos da cidadania. Incompetentes estão na direção de órgãos estatais. A demagogia domina a campanha eleitoral.
O povo descrente não se motiva com as eleições – o momento supremo do processo democrático.  Canalhas ou bobocas se apresentam como candidatos ao Congresso Nacional e Câmaras Estaduais, nas eleições de outubro próximo, devendo ser eleitos ou reeleitos para que tudo continue como está...
É o nosso futuro que está sendo decidido nestas eleições. É a possibilidade de que pela revolução democrática, a do voto, se evite uma guerra civil, (que pela ação diária dos bandidos já é uma realidade, em todas as regiões do Brasil).
Pode-se explicar a situação a que chegamos pelas condições degradadas do sistema educacional e pelos grandes e injustos desníveis de renda. Tal situação permitiu o fortalecimento da classe dominante, que só pensa nos seus lucros e no poder político que exercem, pela sustentação de uma maioria de políticos incompetentes ou corruptos, que votam o que seus “patrões” querem. Manobram a mídia e a propaganda, com a ação de hábeis “marqueteiros”, capazes de vender desde sabonetes até candidatos... O povo não exerce sua capacidade critica e sustenta, com o voto, a corrupção, o banditismo, a imoralidade dos costumes.
Milhões de brasileiros rejeitam esta opção. Sonhamos com uma pátria justa socialmente e desenvolvida economicamente – digna e decente. Sonhamos e queremos que nossa sociedade seja presidida por um ambiente de alta densidade ética, pela crença da maioria da população em valores morais, aqueles que formaram a nossa nacionalidade e nos permitiram sonhar com a democracia, a dignidade, a justiça e a paz.
Basta. Vamos reagir nos organizando, nos informando, para eleger uma maioria de pessoas honestas e competentes, ou acostumemo-nos com a opção de vivermos num país de merda.

Agosto de 2014
Eurico de Andrade Neves Borba, 73, aposentado, ex professor da PUC RIO, ex Presidente do IBGE, é escritor e mora em Ana Rech, (Caxias do Sul).
Eurico de Andrade Neves Borba
Enviado por Eurico de Andrade Neves Borba em 30/09/2014
Alterado em 14/12/2016
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras