Eurico Borba, Relexões sobre a Crise Global ......

Sociologia´, Política e Religião

Textos

O tênis brasileiro veste luto

Transcrevo, abaixo, o pronunciamento de Vavá d'Arriaga no sepultamento da minha irmã Yone.

O Tênis brasileiro veste luto
Hoje, 13 de janeiro o tênis brasileiro está de luto. Perdemos um ícone chamado Yone Borba Dias, aos 90 anos de idade.
Embora tenha construído sua vida e família no Rio Grande , nunca perdeu o jeito matreiro da carioca que era de nascimento. Yone foi mais que uma líder , foi a desbravadora do tênis feminino e veterano no Brasil. Sua forte personalidade derrubou barreiras e estigmas, sendo a única mulher a fazer parte das duas maiores entidades mundiais que são a ITF e Cosat. Seu espírito pioneiro e visionário introduziu no Brasil o tênis veterano, masculino e feminino. Seu legado é valioso para todos aqueles que amam o tênis. Criou o Clube de Veteranos de Tênis do Brasil, hoje com quase 40 anos. Foi fundadora do Torneio Sul Americano de Clubes de Tênis Veterano, que hoje reúne cinco países: Brasil, Argentina, Uruguay, Paraguay e Chile, já na sua 25• edição.Foi a criadora do VIP de Porto Alegre,um dos mais importantes do Brasil, que hoje tem o seu nome, e que este ano completa 30 anos.Durante muitos anos foi a capitã de todas as equipes da Alj, seu clube de coração, que disputavam os Interclubes a nível Estadual, Nacional e Sul americano. Foi chefe da delegação brasileira feminina que disputou campeonatos mundiais em vários países da América do Sul, Europa e Estados Unidos.
Sua paixão pelo tênis era contagiante. Sua garra na quadra era predominante bem como era harmoniosa a dupla de mais de 40 anos que fez com Henny Fontoura, nossa atual presidente, brindando-nos com aulas de como saber ganhar , embora sempre deixasse claro que perder não fazia parte de seu cardápio.
Hoje a estrela Yone se apaga e nos deixa sem o seu brilho na terra. Mas podem ter certeza ela apenas mudou de lugar e agora brilha lá em cima, iluminando todas as quadras de tênis da terra, confirmando por isso que será nossa eterna líder, capitã e mestra. Com ela aprendemos muito, para não dizer quase tudo. Por sua firmeza e liderança tinha amores e dissabores, mas todos, sem exceção, a respeitavam e admiravam, e não poderia ser diferente. Ela deixa conosco a missão de continuar seu trabalho para que tudo não tenha sido em vão. Yone Borba Dias, "você" ficou gravada para sempre em nossos corações. Que tenhas uma partida de muita luz e paz. Nós te prometemos nunca deixar apagar tudo o que construíste para nós. Obrigada, para sempre, obrigada.
Vavá d’Arriaga
Vice-Presidente da CVT-Brasil

Eurico de Andrade Neves Borba
Enviado por Eurico de Andrade Neves Borba em 15/01/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras