Eurico Borba, Relexões sobre a Crise Global ......

Sociologia´, Política e Religião

Textos

Uma orientação segura e pouco conhecida
Uma orientação segura e pouco conhecida.

                Publicado no Correio Rigrandense de 2 de março de 2016.

                       Alguém tem dúvidas sobre a extrema gravidade do momento atual no Brasil? Alguém discorda que já estamos vivendo uma verdadeira guerra civil com a violência urbana, o tráfico de drogas, o contrabando, os crimes que se comete sem que o Estado saiba como deter esta escalada do mal?
A solução para os males que nos afligem, nesta crise global, não será encontrada em formas miraculosas para resolver a inflação, o desemprego, a educação de má qualidade, a ineficácia dos sistemas de saúde, da insegurança publica, da corrupção, do desmantelamento da família. A solução começara pela restauração da prevalência da ética nas relações entre as pessoas, em todas as ocasiões, em todos os assuntos que envolvam o relacionamento humano. Sem este pressuposto ético não adianta pensar em propostas para os problemas, pois sempre existirão pessoas que tratarão de enganar os outros, oprimindo ou não retribuindo com justiça os trabalhos por eles realizados.
Emmanuel Mounier, (1905-1950), cristão leigo francês, combateu a ocupação nazista do seu país, escreveu esta verdade: “Não se pede aos cristãos nada mais do que serem eles mesmos. É verdade que aí, sem duvida, está a Revolução”. Só uma revolução radical, a que é oferecida pelo Humanismo Integral, cristão, poderá salvar o mundo e o Brasil.
A Igreja Católica, desde a sua criação, tem um ensinamento social muito claro e seguro sobre a organização e o funcionamento justo das sociedades – a Doutrina Social da Igreja. Poucos a conhecem, menor numero ainda a pratica. O inicio deste magistério tem como data, apenas referencial, o ano de 1891 com a promulgação da Encíclica Rerum Novarum, (sobre as coisas novas...), de S.S. o Papa Leão XIII, mas seu início real está nas palavras do Senhor Jesus – “amai-vos uns aos outros como vos amei” – e nas exortações dos profetas do Antigo Testamento, como Isaías (Is, 1, 11-17) que viveu no sec VII a. c. : “Cessai de fazer o mal, aprendei a fazer o bem. Respeitai o direito, protegei o oprimido, fazei justiça ao órfão, defendei a viúva”.
Apenas relembro, neste pequeno artigo, os temas principais que poderão ser encontrados nos documentos oficiais da Igreja, desde Leão XIII até o atual Pontífice Francisco: o papel dos organismos intermediários entre a pessoa e o Estado, o princípio da subsidiariedade; a necessária solidariedade social; a paz internacional; as condições de vida digna com o atendimento das necessidades básicas para todos; o valor prioritário do trabalho; o desenvolvimento integral; o valor sagrado da educação e do conhecimento; a política como a mais nobre atividade humana; a indispensável consciência da função social das empresas; a inevitável necessidade de cooperação entre as nações; o meio ambiente.
Eurico de Andrade Neves Borba, 75, aposentado, escritor, ex professor da PUC RIO, mora em Ana Rech, (Caxias do Sul).
Eurico de Andrade Neves Borba
Enviado por Eurico de Andrade Neves Borba em 11/03/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras