Eurico Borba, Relexões sobre a Crise Global ......

Sociologia´, Política e Religião

Textos

Intermediários
Intermediários.

Publicado em Cartas do Leitor no Zero Hora de 23/05 e no Pioneiro de 24/05/16

Há muito tempo ouço falar e leio reportagens sobre os "intermediários", aquelas pessoas que vão ao interior, ou nas cercanias das cidades, para comprar a produção de hortifrutigranjeiros dos pequenos produtores e revende-los aos atacadistas ou mercados das cidades. Conheço um casal que possui uma pequena chácara, próxima a Caxias do Sul. Plantam, colhem e vendem. Agora na semana passada venderam, para um intermediário, 70 caixas de 20 kg cada uma, de pimentões e tomates, por R$520,00 - CR$0,38 o kilo. O mesmo kilo é vendido, em média, por R$3,00 nos supermercados - um aumento, entre o produtor e o comprador, de 710%. Isto, em qualquer lugar do mundo é roubo - roubam o pequeno agricultor, roubam o povo. As prefeituras ou os estados nunca implementaram um sistema de coleta da produção para que, nos mercados, o preço dos hortifrutigranjeiros caia vertiginosamente e os pequenos agricultores não sejam lesados e humilhados pelos intocáveis intermediários. Inflação também se combate com medidas simples.

Eurico Borba
Eurico de Andrade Neves Borba
Enviado por Eurico de Andrade Neves Borba em 24/05/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras