Eurico Borba, Relexões sobre a Crise Global ......

Sociologia´, Política e Religião

Textos

Universidades Católicas

                          Universidades Católicas

Publicado dia 28/11/2017 no blog Diario do Poder, BrasiliaDF.

Aproximando-se os vestibulares paginas inteiras dos jornais são dedicadas à propaganda das Universidades – uma campanha de marketing onde belas fotos apontam as vantagens e os méritos das instituições de ensino superior. No caso das Universidades Católicas nada é dito sobre a identidade católica das mesmas e a missão prioritária que têm de propagar a mensagem evangélica no mundo do saber, principalmente para uma juventude ansiosa por uma orientação espiritual.
A guarda, a produção e a transmissão de conhecimentos é atividade que exige extrema responsabilidade, cuidado e rigor metodológico para que a busca da Verdade, que é única e está em Deus, possa surgir ou ser pressentida a cada momento histórico com todo o seu esplendor. Com esta perspectiva a Teologia é o apanágio das Universidades Católicas - o coração de uma Universidade Católica está no seu núcleo de Teologia, que deve conviver intelectual e intensamente com alunos, professores e funcionários, num processo de interpenetração permanente.
Os religiosos responsáveis pelas Universidades Católicas no país, não proclamam que elas existem para difundir a fé entre as ciências e formar pessoas com a perspectiva do cristianismo. Se assim procedessem haveria muito mais ex-alunos testemunhando pelos seus trabalhos, exemplos e pronunciamentos, a fé cristã. Não acontece nas Universidades Católicas brasileiras – contentam-se em ser excelentes.
Os Bispos metropolitanos, geralmente, são os Grãos Chanceleres das Universidades Católicas de suas dioceses. Omitem-se e parecem ter receio de exercerem suas missões de mestres da fé com as populações universitárias, que vivem muito bem sem se preocupar com o que pensa a Hierarquia Eclesial. Eles não sabem o que acontece dentro das suas Universidades nem dos colégios católicos. As Igrejas cristãs estão perdendo a batalha da educação e seus esforços não são percebidos como necessárias contribuições para a promoção da liberdade e do bem comum, pelas confusas sociedades contemporâneas.
As igrejas cristãs históricas estão em crise e decadentes, causa maior do caos em que se encontra a Civilização Ocidental. Na Idade Média foram os mosteiros beneditinos como Cassino, Bec, Cluny, que salvaram o saber greco-judaico-cristão possibilitando a Renascença e toda a revolução do saber moderno na Europa que se expandia, à época, para o Novo Mundo. Hoje as Universidades Católicas e as Cristãs em geral, deveriam ser esses mosteiros salvadores do Humanismo Integral, esperança de recuperação deste mundo confuso, afastado de valores éticos, sem saber o que fazer para retomar o caminho da procura da Verdade, da Justiça e da Paz. Um trabalho muito difícil, mas que precisa ser feito se quisermos salvar a humanidade da tragédia ambiental e humana para a qual está se encaminhando.

Eurico de Andrade Neves Borba

Aposentado, 77, ex-professor PUC RIO, ex-Presidente do IBGE, mora em Caxias do Sul, RS.
Eurico de Andrade Neves Borba
Enviado por Eurico de Andrade Neves Borba em 13/12/2017


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras