Eurico Borba, Relexões sobre a Crise Global ......

Sociologia´, Política e Religião

Textos

PAULO NOGUEIRA NETO


Meus amigos estão indo embora. Faleceu aos 96 anos PAULO NOGUEIRA NETO. Uma figura humana extraordinária: bom, educado, culto, sensível, um papo gostoso cheio de narrativas de suas interessantíssimas histórias de vida, um católico que não se preocupava de testemunhar sua fé aonde estivesse. Apaixonado pelo meio ambiente lutou como ninguém pela causa que entendia e percebia em todos os seus aspectos, inclusive sua repercussões sociais favorecendo a expansão da miséria. Trabalhei com ele como Conselheiro da SEMA - Secretaria do Meio Ambiente, criada pelo esforço pessoal do PAULO e vinculada ao antigo Ministério do Interior. As primeiras normas para a proteção ambiental saíram daquela Secretaria, embrião do Ministério do Meio Ambiente, hoje geralmente entregue nas mãos de políticos que nada entendem do assunto e só procuram promoção pessoal. Nunca mais nos separamos e estreitamos nossa amizade. Nos últimos anos queria que eu participasse do movimento de preservação do ecossistema das araucárias, muito ameaçado pelo desmatamento, já que morava aqui em Caxias do Sul, (nunca consegui sequer me aproximar "dos donos" do assunto ou receber resposta para minhas inúmeras cartas...).
Que as novas gerações possa lembrar da figura do homem publico, do defensor pioneiro da causa ambiental - PAULO NOGUEIRA NETO - e te-lo como exemplo incentivador para prosseguirmos na decisiva luta pela preservação do que resta - o objetivo final é a sobrevivência da espécie humana, neste planeta tão maltratado.
Eurico de Andrade Neves Borba
Enviado por Eurico de Andrade Neves Borba em 26/02/2019


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras