Eurico Borba, Relexões sobre a Crise Global ......

Sociologia´, Política e Religião

Textos

Uma reflexão sobre o futuro

Uma reflexão sobre o futuro
Publicado no jornal Pioneiro, Caxias do Sul, 13 de junho de 2020

Uma revolução radical está acontecendo, conduzida por ninguém, irreversível e inesperada, imposta pela natureza e pela história, motivada pelo Covid 19.
Muitas pessoas acham que após a pandemia voltarão a fazer exatamente o que faziam antes. Não será assim, o mundo já está mudando sem estar preparado para a mudança. Relações familiares, práticas religiosas, atividades politicas, economia, ordenamentos jurídicos, organização e funcionamento das sociedades serão outros.
Um pressuposto moral permanecerá: o valor humano da solidariedade fundado na crença do Transcendente.
As religiões históricas terão papel relevante na construção do novo mundo, principalmente as Cristãs, aquelas que serviram de alicerce para a edificação da Civilização Ocidental, hoje paradigma para todo o planeta.
A alternativa que resta à desnorteada humanidade é de reconstruir as relações sociais com fundamento na virtude da solidariedade, que deverá ser precedida por uma conversão das mentes e dos corações. Acontece que a ganancia pelo poder e pela riqueza está tão arraigada que essa conversão prévia, aos valores do cristianismo, será uma difícil obra coletiva, sem a qual nenhuma mudança acontecerá. Talvez o medo de um futuro catastrófico e trágico, para todos, sirva de estimulo...
O individualismo não cederá espaço à solidariedade por um passe de mágica. O consumismo desenfreado não será facilmente substituído por um modo de vida mais austero. O emprego desestruturado pelo progresso das novas tecnologias, não tem uma proposta de resgate. O aquecimento da atmosfera coloca a vida em risco progressivo. A inaceitável injusta distribuição da renda gerada faz com que alguns poucos usufruam as maravilhas do progresso, dominando a politica e a economia, impedindo que milhões de marginalizados tenham acesso aos benefícios do progresso a que chegamos, vivendo entre a pobreza e a extrema miséria.
Esses desafios estão aí para serem resolvidos, com um amplo debate presidido pela crença na solidariedade, se a humanidade quiser continuar a existir.


Eurico de Andrade Neves Borba, 80, aposentado, ex professor da PUC RIO, ex Presidente do IBGE, mora em Ana Rech.
  
Eurico de Andrade Neves Borba
Enviado por Eurico de Andrade Neves Borba em 13/06/2020


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras