Eurico Borba, Relexões sobre a Crise Global ......

Sociologia´, Política e Religião

Textos

Reflexão necessária


Reflexão necessária
Publicado no jornal Zero Hora de 13/05/21

Kierkegaard descreve situação em que um circo, instalado nos limites de um vilarejo, preparava-se para o espetáculo quando as plantações ao redor começaram a pegar fogo. O palhaço foi enviado para avisar a população do perigo que se aproximava. Os habitantes começaram a rir, acreditando que era o palhaço fazendo graça para anunciar o espetáculo que iria acontecer. Ninguém fugiu, o fogo chegou e tudo destruiu.
O Papa Bento XVI, no seu livro “Introdução ao Cristianismo”, (Ed. Loyola), utiliza essa narração referindo-se aos teólogos cristãos que parecem ao mundo atual verdadeiros palhaços. Acrescenta: “O ano de 1989 trouxe a derrocada inesperada dos regimes socialistas na Europa que deixaram atrás de si a herança triste de uma terra arrasada e de almas destruídas. Quem esperava, então, ter chegado a nova hora da mensagem cristã viu-se frustrado. Apesar de não ser pequeno o número de fiéis, o cristianismo não conseguiu apresentar-se como alternativa memorável neste momento histórico.”.
A Civilização Ocidental é fruto do Cristianismo. Atualmente as sociedades ainda sinalizam valores éticos cristãos, arraigados na cultura e nas instituições dos povos, apresentando vestígios da pregação Evangélica e das reflexões do Direito Natural, permitindo-lhes, assim, continuarem a sustentar os ideais da democracia, da justiça, da solidariedade e da paz.
Como enfrentar a crise global que nos aflige?
Seria fácil fazer os sistemas econômicos funcionarem para atender as necessidades básicas dos povos e os sistemas políticos criarem condições de fazer prevalecer, nas sociedades democráticas, a perspectiva da promoção do bem comum. Bastaria que homens e mulheres, que acreditam em valores morais cristãos, imprimam nos seus afazeres, públicos ou privados, estas marcas de solidariedade e justiça
Desejar tal comportamento não é ingenuidade nem retrocesso conservador, pelo contrário, é aderir à realidade que a experiência histórica nos oferece, recuperando o esquecido ímpeto transformador do Humanismo Cristão que nos trouxe até aqui. É o que nos resta para enfrentar o caos que tomou conta da humanidade.


Eurico de Andrade Neves Borba, 80, aposentado, ex professor da PUC RIO, ex Presidente do IBGE, mora em Caxias do Sul.


Eurico de Andrade Neves Borba
Enviado por Eurico de Andrade Neves Borba em 12/05/2021


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras