Eurico Borba, Relexões sobre a Crise Global ......

Sociologia´, Política e Religião

Textos

Indignai-vos

Indignai-vos

Publicado no jornal Pioneiro, Caxias do Sul, 03/01/2022

Em 2010 foi lançado na França o manifesto “Indignes vous”, (“Indignai-vos”). O autor, com 93 anos de idade à época, participou da Resistência francesa na 2ª Guerra Mundial, foi prisioneiro em Buchenwald, participou da elaboração da Declaração Universal dos Direitos Humanos, (1948). Seu nome Stéphane Hessel.
Não suportando a apatia do povo francês, na defesa e na promoção dos ideais da sua juventude, Hessel escreveu um manifesto, difícil de publicar pela falta de interesse dos jornais e das grandes editoras. A primeira tiragem foi de seis mil exemplares. Hoje mais de dois milhões estão publicados, inspirando protestos como o occupy Wall Street, o Indignados espanhol e a primavera árabe.
Hessel denuncia a ignorância da população sobre o futuro trágico, o desinteresse da juventude em reagir às injustiças do mundo, o conluio dos políticos com o poder econômico, a subserviência às leis do mercado e às teses de desregulamentação da economia, a supremacia das questões financeiras nas preocupações governamentais, o abismo que se aprofunda entre os muito ricos e os muito pobres.
O manifesto aplica-se ao que está acontecendo no Brasil.
Sinto a mesma indignação e impotência perante esses desafios. Percebo que são poucos os que acompanham este estado de espirito de revolta que exige união, coragem, clareza dos objetivos políticos a serem alcançados, patriotismo, solidariedade, competência e ação organizada dos indignados nas ruas.
O Brasil está destruindo o pouco que construiu desde a Independência. Milhões estão passando fome e desempregados, sem esperanças de modificação desta injusta e inaceitável situação social.
O desafio é organizar a crescente indignação do povo contra a anarquia e o cinismo que se apoderaram da nação. Os políticos, os governantes, a classe dominante, que opera a política e a economia em função dos seus interesses, precisam perceber que o povo, breve, dará um basta, uma radical rebelião, (que se espera pacífica), contra a incompetência, a mediocridade vulgar, a mentira e a corrupção instaladas no Estado brasileiro, responsável pela promoção do Bem Comum.
Indignai-vos.


Eurico de Andrade Neves Borba, 81, aposentado, ex professor da PUC RIO, ex Presidente do IBGE, mora em Ana Rech, Caxias do Sul.    eanbrs@uol.com.br
Eurico de Andrade Neves Borba
Enviado por Eurico de Andrade Neves Borba em 03/01/2022


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras