Eurico Borba, Relexões sobre a Crise Global ......

Sociologia´, Política e Religião

Textos

Faleceu um Amigo - o Pe. Ávila
Faleceu um Amigo– o Pe. Ávila.




Faleceu aos 92 anos, no dia 6 de novembro, em Belo Horizonte, o PE. Fernando Bastos de Ávila S.J.
Jesuíta, padre, doutor em Sociologia, professor, pesquisador, escritor e o melhor amigo de centenas de pessoas que o conheceram.
Não vou me estender sobre sua produção intelectual, nem sobre suas múltiplas atividades como professor e conferencista, tão pouco sobre a influência que teve, com seus livros e artigos, sobre a formação e a atuação da juventude cristã e dos partidos políticos de centro-esquerda, no Brasil, entre os anos de 1960 e 2000.
Quero me restringir ao aspecto do sacerdote, sábio e humano, que a todos encantava com suas palavras, fina ironia, escritos belíssimos e, acima de tudo pelo seu sorriso e olhar – “o espelho da alma” . Cada interlocutor tinha a absoluta certeza de que no momento em que conversava com o PE. Ávila, sobre quaisquer assuntos, era apenas ele que existia para aquele padre, que concentrava toda a sua atenção e interesse em quem o procurava. Seu olhar impossível de descrever, sua expressão facial refletia empatia, interesse, expectativa, compreensão, espanto, total atenção, amor, alegria e tristeza. E quando sorria – sorria falando - então seu rosto era todo amizade e acolhimento, imagem do puro prazer do convívio.
Possuidor de perfeita lógica de raciocínio, exímio operador dos conceitos da filosofia, sabia explicar, induzir seus alunos e amigos em direção ao prazer da conquista de conhecimentos. Um sábio que percorria, com desenvoltura, a sociologia, a história, a antropologia, a psicologia, a teologia, os temas mais variados do seu tempo que acompanhava pela leitura e pelo diálogo permanente, numa prática acadêmica e de companheirismo em mais de meio século de pertinaz testemunho de serviço e de amor ao próximo.
Sacerdote que com carinho falava de Jesus e de Nossa Senhora com pessoas de todas as idades e das mais diversas formações intelectuais. O mistério de Deus deixava de ser mistério e a graça do Amor Divino perpassava o encontro com a tranqüilidade que a todos seduzia e encantava, criando as condições próprias para a conversão e a oração. Quando, nas missas, consagrava o pão e o vinho transfigurava-se em imagem de humilde e respeitosa comunhão com o sagrado e, então, o som do seu “est”, como a veemência da voz de arauto fiel, proclamando a glória do Redentor e a certeza da Eucaristia, era ouvido por todos com total emoção de convencimento do ato central da fé católica, que ali se presenciava. Para quem era por ele atendido, em suas aflições existenciais, significava a certeza de receber o esperado abraço, a compreensão e a companhia amiga, também já angustiado com o problema que lhe estava sendo apresentado.
Mas não o provocassem, pois a reação viril e apologeticamente arrasadora se fazia sentir na hora. Percebia, no mesmo instante, uma maldade embutida num gesto ou numa palavra e isto não admitia – honestidade nas relações que estabelecia era o pressuposto da sua vida. Depois se arrependia e não se aquietava enquanto não pedia desculpas ao interlocutor aturdido pela contundência da resposta que recebera, como resultado da ousadia que cometera.
Adorava seus muitos amigos e amigas. Falava da política, das novidades da sociedade, do esporte, da musica – enternecia-se com a letra do “Chão de Estrelas” e cantava muito afinado – “... tu pisavas nos astros distraída...” para logo em seguida reger Carmina Buranda ou ficar com os olhos marejados de lagrimas emocionadas com a Sinfonia a Kreutzer e dizia: “que diálogo extraordinário...”
Convivi com o Pe. Ávila por meio século. Foi meu mestre e amigo - me apresentava dizendo com imenso carinho – (lembranças que me enchem de emoção e imensas saudades), “o filho que não tive...”
Estou cada vez mais sozinho com o desparecimento de queridas amigas e amigos. Restam as lembranças. Até alguns meses atrás, antes da doença o impossibilitar de até reconhecer as pessoas, existia o Pe. Ávila.  No fim ficávamos juntos em silêncio, um olhando o outro ou então, mais freqüentemente, por telefone, numa conversa amiga, mas que não rendia muito. Numa das ultimas visitas me disse baixinho e emocionado: “neste estado em que me encontro é mais fácil ficar calado rezando..., me preparando para o grande e definitivo encontro...”.
Sorrindo, com os olhos brilhando de alegria, partiu para a experiência definitiva da eternidade que dizia ser, com convicção contagiante: “a incomensurável felicidade da contemplação de Deus na sua plenitude instantânea”.


Eurico de Andrade Neves Borba, ex-aluno do PE. Ávila.




Eurico de Andrade Neves Borba
Enviado por Eurico de Andrade Neves Borba em 15/11/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras