Eurico Borba, Relexões sobre a Crise Global ......

Sociologia´, Política e Religião

Textos

Assim não é possível

ASSIM NÃO É POSSÍVEL

PUBLICADO NO DIARIO DO PODER DO PODER, BRASILIA/DF, DE 12/08/2016

Definitivamente não é mais possível conviver ou tentar cooperar com este Congresso Nacional, com a perspectiva de promover o bem comum. Os parlamentares, com as sempre honrosas exceções, geralmente são incompetentes, corruptos e não conseguem pensar no bem do Brasil – pensam nos interesses próprios e nas reações dos seus eleitores às suas atitudes. Não sabem sequer expressar com clareza o que pensam. Nenhuma ideologia ou doutrina os animam – só o proveito próprio.
O Congresso Nacional é o “supremo poder” - a representação do povo, fonte do poder politico democrático.
Os políticos, os congressistas, nos últimos quatorzes anos destruíram ou permitiram que se destruísse o Brasil, acabando com os seus sonhos. Caso nenhuma providência seja tomada, com urgência, eles liquidarão com o pouco que resta da pátria.
Com as limitações de espaço que um artigo impõe é preciso usar, em algumas ocasiões, palavras duras, mas com a capacidade de resumir pensamentos vários, estados de espírito como os de raiva cívica e disposição política de ação. Assim sendo, afirmo que boa parte dos atuais parlamentares é um bando de bandidos canalhas. Estão comprometendo o futuro do país quando, por exemplo, se recusam a votar uma reforma da previdência social com o limite de 65 anos para a aposentadoria de homens e mulheres; quando rejeitam a clausula de não aumentos salariais, nos próximos dois anos, para o funcionalismo dos estados que estão renegociando suas dividas com a União, por estarem quebrados. São irresponsáveis que, para não perderem votos, aprofundam a gravíssima crise econômica nacional não debatendo com inteligência, sem demagogia, temas relevantes para o futuro imediato do nosso Brasil. Nem vamos comentar as outras graves omissões como os das prioritárias e urgentes questões educacional, ambiental, da saúde e da segurança.
Será que eles não conseguem entender que, em alguns momentos, é preciso pensar honestamente na nação, no povo sofrido e sempre enganado? Tenho a certeza de que não conseguem. São irresponsáveis e intelectualmente mal formados. Os dois fatos apontados, como exemplos recentes, são irretorquíveis: – não há como protelar decisões que, se não forem tomadas agora, vão comprometer o nosso futuro imediato de forma dramática. Mas o bando de deputados e senadores não compreende a questão, pois não conhecem um mínimo de matemática e de estatística para que possam perceber os efeitos da omissão que agora estão cometendo, se escondendo atrás de propostas alternativas erradas ou inócuas para a solução dos graves problemas apontados. É preciso honestidade e coragem para enfrentar a realidade e esclarecer o povo, o eleitorado, apontando para um período de mais sacrifícios de tal forma que possamos, então, começar a tomar as necessárias providências para a recuperação do país.
Não adianta substituir uma Presidente incompetente, mentirosa, e deixar um fracassado Congresso Nacional, como o atual, incólume. Com o que se está vendo não há como esperar 2018 – o estrago que fizeram foi enorme.
Que saiam todos: – eleições gerais já para a Presidência da Republica e para o Congresso Nacional. Os poucos bons serão reeleitos. O povo parece estar atento para repelir, pelo voto, a ignorância e a desonestidade. Ainda há esperança.

Eurico Borba, 75, aposentado, escritor, reside em Ana Rech, Caxias do Sul, RS.

Eurico de Andrade Neves Borba
Enviado por Eurico de Andrade Neves Borba em 12/08/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras