Eurico Borba, Relexões sobre a Crise Global ......

Sociologia´, Política e Religião

Textos

Reforma Previdenciária

Escrevi, no Facebook, para um grupo de pessoas muito queridas. Gostaria de compartilhar com vocês tema tão discutido nestes dias - a Reforma da Previdência.

Fico angustiado ao ver tanta gente boa, como vocês, estarem convencidas com o jogo de palavras que, há anos, vem sendo vendido à população. Não existe um grupo de pessoas más que querem tripudiar sobre os pobres e os trabalhadores. A questão é que há mais de 20 anos já se sabia da bomba que se estava armando e nada foi feito. Para os demógrafos e os atuários, competentes e honestos, é claro, é evidente o que vai acontecer daqui há poucos anos - não vai ter dinheiro para pagar as aposentadorias. Não sei como convence-los do óbvio: - menos gente trabalhando (a revolução tecnológica que desemprega mais a diminuição radical da natalidade), e mais gente sobrevivendo até os 90 anos, não há como ajustar esta equação em que os que trabalham contribuem para a manutenção dos aposentados. Este sistema precisa ser equilibrado pois, a alternativa, é a união cobrir o deficit, como já vem fazendo, estourando com as contas do governo, pressionando a inflação, diminuindo os necessários investimentos. Claro que se acabarem com a corrupção, se houver eficiência na maquina publica, teremos uma contribuição para melhorar, mas só um pouquinho, a situação catastrófica das contas previdenciárias. Não estou mentindo nem estou forçando o raciocínio - fui professor de demografia e trabalhei 14 anos no IBGE. Em 1993 foi feito um trabalho completo sobre a "bomba" previdenciária. O governo FHC fez muito pouco por falta de apoio politico, que joga com essas argumentações de injustiça para com o povo trabalhador, os jovens, etc. Mas não tem solução alternativa - que é ruim eu sei, mas, por favor, concedam o benefício da duvida e tentem examinar, com responsabilidade histórica, esta questão tão grave para o futuro. Neste debate não há ideologia nem artimanhas da classe dominante... Não existem bandidos e mocinhos neste assunto: - existem dados concretos, matemática e demografia, que levam a conclusão correta de que há necessidade, urgente, de uma radical reforma previdenciária, já. Fico horrorizado quando vejo o SINDIFISCO, o sindicato dos auditores fiscais, produzir relatórios errados, enviesados ideologicamente, com o intuito de apoiar as teses dos partidos de esquerda(ainda existem?) - isto é uma irresponsabilidade histórica e uma desonestidade intelectual que ilude muita gente. Vejam o que está acontecendo em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul - amanhã será o mesmo com o Brasil: atraso nos salários, sucateamento dos serviços públicos, desespero da população. É lamentável que tenhamos de discutir e votar esta necessária reforma com o este atual Congresso, desmoralizado e corrupto, e este governo ilegitimo e incompetente, povoado de bandidos, onde só se salva, e sustenta o Brasil, o Ministério da Fazenda com o ministro Meirelles. Abraços a todos.

Eurico de Andrade Neves Borba
Eurico de Andrade Neves Borba
Enviado por Eurico de Andrade Neves Borba em 15/03/2017


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras