Eurico Borba, Relexões sobre a Crise Global ......

Sociologia´, Política e Religião

Textos

Reflexões para o nosso conturbado momento histórico


Leitura apropriada para os nossos tempos.

Com a tranquilidade de uma Instituição "perita em humanidade", (S.S. Paulo VI, ONU, outubro de 1965), a Igreja Católica, "Mãe e Mestra", (S.S. João XXIII, 1961), ensina e convida à reflexão: " Perante as graves formas de injustiça social e econômica e de corrupção política, que gravam sobre povos e nações inteiras, cresce a reação indignada de muitíssimas pessoas oprimidas e humilhadas nos seus direitos humanos fundamentais e torna-se sempre mais ampla e sentida a necessidade de uma radical renovação pessoal e social, capaz de assegurar justiça, solidariedade, honestidade, transparência.
É certamente longa e dura, a estrada a percorrer; numerosos e ingentes são os esforços a cumprir para levar a cabo uma tal renovação, inclusive pela multiplicidade e gravidade das causas que geram e alimentam as situações de injustiça hoje presentes no mundo. Mas, como ensina a história e a experiência de cada um, não é difícil identificar na base destas situações, causas propriamente «culturais», isto é, relacionadas com determinadas visões do homem, da sociedade e do mundo. Na verdade, no âmago da questão cultural está o sentido moral, que, por sua vez, se fundamenta e se realiza no sentido religioso",(S.S. João Paulo II, 1993, Encíclica Veritatis Splendor, nº98).
Eurico de Andrade Neves Borba
Enviado por Eurico de Andrade Neves Borba em 03/04/2019


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras