Eurico Borba, Relexões sobre a Crise Global ......

Sociologia´, Política e Religião

Textos

Questões não resolvidas continuam sendo escondidas e jogadas para debaixo do tapete.

Questões não resolvidas continuam sendo escondidas e jogadas para debaixo do tapete

Publicado no Blog Diário do Poder, Brasília/DF, em 20/01/2020

Não poderia deixar começar 2020 sem externar, uma vez mais, minha preocupação com a crise global, que afeta a todos nós. É preciso enfrentar, com coragem e honestidade intelectual, a questão do papel e funções do Estado na promoção do bem comum.
O sistema liberal capitalista, orientado pelas sinalizações do livre mercado, movido pelo pensamento individualista, age para atender a demanda de bens e serviços e assim organiza o funcionamento da maioria das sociedades. No entanto, o referido sistema, responsável pelas maravilhosas conquistas da humanidade é também o responsável pela persistente miséria e opressão politica que se espalha por todo o planeta.
O comunismo dirigista, inibidor da liberdade, proprietário do sistema produtivo e distributivo, não funcionou no atendimento das aspirações humanas e é uma experiência politica ultrapassada, após décadas de  ações extremamente ditatoriais, sacrificando os direitos humanos.
A socialdemocracia avançou bastante nos países nórdicos, na promoção do bem comum, mas esgotou suas possibilidades de revolucionar, pelo voto livre dos parlamentos – “o supremo poder” - as formas de operar as sociedades, face o empobrecimento cultural e o descaso das novas gerações para com as responsabilidades solidarias que o necessário viver coletivo impõe.
A Doutrina Social da Igreja Católica - “perita em humanidade” - um repositório de preciosas reflexões sobre a sociedade e a organização do necessário viver coletivo, é desconhecida pela quase totalidade dos cristãos, uma omissão perante o quadro de crescentes injustiças sociais, que se manifestam em todo o mundo. A Civilização Ocidental, hoje paradigma para todo o planeta, construiu suas estruturas sociais, politicas, econômicas e jurídicas sobre o pensamento greco-judaico-cristão, e tal legado está se perdendo nas sociedades culturalmente fragilizadas pela crise global que a todos afeta.
A questão central da politica continua em aberto desde o sec. XIX: - Qual o papel do Estado no atendimento das necessidades básicas dos povos? Quais os limites de sua ingerência na organização das sociedades de tal forma que garanta a justiça social e os direitos inalienáveis dos cidadãos? Certamente a democracia deverá ser preservada, com o aperfeiçoamento dos mecanismos de eleição de legítimos e competentes representantes dos povos. Igualmente, caberá ao Estado a garantia de um meio ambiente sadio de tal forma que se possa afastar, com urgência, as ameaças de desastres com inimagináveis consequências, como os que já estão sendo provocados pelo aquecimento da atmosfera. Também é inegável responsabilidade do Estado criar as condições necessárias para a geração de empregos para todos e providenciar, por meio de politicas publicas adequadas, a diminuição dos desníveis de renda, que humilham milhões de pessoas destruindo suas expectativas e sonhos de vida. Não deve pairar duvida de que é papel do Estado garantir sistemas de educação de qualidade para todos, como a única forma de ser ter efetiva igualdade de condições de trabalho na vida coletiva, fortalecendo a virtude da solidariedade como principal fundamento da inescapável vida em comum nas sociedades democráticas.
Os donos do poder, a classe dominante, que cada vez mais se fortalece com o uso dos mecanismos de ação que lhe são característicos, como o uso intensivo da mídia e agora com o uso da moderna tecnologia da IA, (inteligência artificial), mantem as atuais estruturas de dominação politica, com a argumentação que operam o mais eficiente e o mais justo sistema de funcionamento das sociedades – o liberal capitalismo. Apontam os que pretendem alertar para os erros que estão sendo cometidos como comunistas ou anarquistas retrógados, perturbadores da ordem. Por sua vez a chamada “esquerda”, depois da queda da União Soviética (1989), continua sem saber o que fazer e prossegue na divulgação de soluções pouco eficientes e totalmente impossíveis de serem implantadas por uma população anestesiada e não preparada para o desenvolvimento de um pensamento critico apropriado ao renascimento do Humanismo Integral – o entendimento da prevalência da dignidade das pessoas no processo histórico.
O risco, se tudo permanecer como está, fato que poucos percebem, é a eclosão de um enorme e irreprimível confronto físico entre os que cada vez possuem menos, inclusive a possibilidade de empregos e de sonhos, e os poucos que cada vez possuem mais da riqueza gerada e do poder politico. As lideranças politicas atuais precisam apresentar alternativas para a situação de miséria e injustiça crescentes, com a construção de uma nova ordem social e politica que garanta a liberdade, a justiça social, a paz e a solidariedade, em todo o planeta. Com o objetivo de assegurar a sobrevivência da espécie humana essas questões precisarão ser, no curto prazo, debatidas, acordadas e implementadas por todos os países do planeta – é uma imposição dos fatos que estão aí na nossa frente. Não é tarefa fácil de ser realizada, mas é uma necessidade evidente, se quisermos, simplesmente, continuar a existir.

Eurico de Andrade Neves Borba, 79, aposentado, ex professor da PUC RIO, ex Presidente do IBGE, mora em Ana Rech, Caxias do Sul, RS.

Eurico de Andrade Neves Borba
Enviado por Eurico de Andrade Neves Borba em 20/01/2020


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras