Eurico Borba, Relexões sobre a Crise Global ......

Sociologia´, Política e Religião

Textos

Como sair da enrascada em que nos metemos

Como sair da enrascada em que nos metemos?

Publicado hoje, 3/2/20. no Globo.com

A Civilização Ocidental é o resultado social da cosmovisão greco-judaico-cristã. Tais princípios condicionaram, ao longo dos séculos, os desdobramentos sociais, políticos, econômicos e jurídicos que possibilitaram as atuais sociedades democráticas.
A fé consciente ou o medo do inferno fizeram com que as populações incorporassem, vagarosamente, aos seus estilos de vida, valores éticos tais como: respeito à vida e ao próximo, liberdade, direitos humanos, atendimento das necessidades básicas, participação dos povos na tomada de decisões politicas que determinariam os seus futuros e a capacidade de admiração e de curiosidade sobre o Universo em que viviam. Não foram equações macroeconômicas, nem a escolha das melhores alternativas apontadas por algoritmos, desenvolvidos pela “inteligência artificial”, que construíram a Civilização e todas suas atuais conquistas: – foram esses valores morais, por séculos aceitos como algo natural na vida dos povos, que criaram o ambiente intelectual de debates, indutor do extraordinário processo dialético que propiciou as descobertas e as incontáveis iniciativas humanas, conduzindo-nos ao que atualmente somos.
Voltar à fé das religiões históricas e aos seus referenciais éticos, como que faróis marcadores do caminho da jornada humana, em busca da felicidade e segurança é atitude que se impõe. Tal atitude é o requisito primeiro para que a humanidade retome o caminho da reconstrução do Humanismo, (entendido como a prevalência da dignidade da pessoa humana no processo histórico), com todas as consequências que a liberdade e a inteligência trazem consigo.
A matemática não fez os foguetes voarem ao espaço, mas sem ela isso não teria acontecido. A química teórica não criou os medicamentos, mas eles não existiriam sem ela. O mesmo com o Cristianismo, que criou os ambientes e os instrumentos intelectuais propícios ao exercício da inteligência, da liberdade e da solidariedade.
Para reconstruir esse movimento de aceitação do Humanismo, solidário e pacífico, é preciso voltar a essas inspiradoras formas de sentir, pensar e agir.

Eurico de Andrade Neves Borba, 79, ex-professor da PUC RIO, ex-presidente do IBGE, é membro do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade.
Eurico de Andrade Neves Borba
Enviado por Eurico de Andrade Neves Borba em 04/02/2020


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras