Eurico Borba, Relexões sobre a Crise Global ......

Sociologia´, Política e Religião

Textos

Escotismo


Escotismo

Publicado no jornal Pioneiro, Caxias do Sul, em 02/10/20

Como despertar nos jovens autoconfiança e sentimentos de honra e solidariedade? Como fazer florescer esses aspectos como virtudes essenciais para o aperfeiçoamento pessoal e da sociedade?
Criado na Inglaterra, em 1907, por Lorde Baden Powell, o escotismo é um movimento educativo complementar à educação formal, voltado para os jovens, orientado por adultos. Em um século de atividades, mais de um milhão de pessoas participaram do movimento no Brasil.
O caminho encontrado pelo escotismo é simples: dos oito aos vinte e dois anos de idade, organizar e disciplinar a convivência democrática e fraterna de jovens, possibilitando a descoberta das suas potencialidades, orientados por valores tais como: honra, paz, cooperação fraterna com os semelhantes, respeito à natureza, reverência ao Criador.
Convivência que se materializa no contato com a natureza, aonde jovens conduzem as atividades das suas pequenas comunidades. O cozinhar suas refeições, o dormir em barracas, o navegar em pequenas embarcações, o aprendizado dos primeiros socorros, a guarda noturna do acampamento, a intimidade com a beleza da natureza, são alguns aspectos que fascinam uma geração acostumada a presenciar tudo funcionar com celulares e controles remotos. Uma geração que tem na família, cada vez menor e mais fragilizada, seu único marco de referência de convívio humano. Uma geração que pouco encontra na escola este aprendizado com gosto de aventura. É o desenvolvimento pessoal resultado da interação honesta, não competitiva, com os companheiros do grupo.
O escotismo pode colaborar, neste momento confuso em que vivemos, na construção de um novo momento civilizacional. O escotismo sinaliza, em todas as classes sociais e regiões geográficas, testemunhos de honra, dignidade e solidariedade, ajudando a estimular a disseminação de um ambiente social de alta densidade ética, requisito determinante para a existência de uma sociedade justa, democrática e solidária. Povos sem praticas e crenças morais são povos que avançam na história sem rumo e sem objetivos, como turbas perdidas e decadentes. Para que isso não aconteça existem os escoteiros e escoteiras que estão:

     SEMPRE ALERTA PARA AJUDAR O PRÓXIMO.


Eurico de Andrade Neves Borba, 80, Escoteiro,  Ex-Presidente do IBGE e do Conselho Nacional da União do s Escoteiros do Brasil- UEB, mora em Ana Rech, Caxias do Sul, RS..
Eurico de Andrade Neves Borba
Enviado por Eurico de Andrade Neves Borba em 02/10/2020


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras