Eurico Borba, Relexões sobre a Crise Global ......

Sociologia´, Política e Religião

Textos

Colaborando com o pensar 0 futuro
Colaborando com o pensar o futuro

Publicado no jornal Zero Hora de 02/04/21

As pessoas nas ruas, com seus carros e bandeiras, protestam contra as restrições de circulação e de funcionamento do comércio. Gritam: “desemprego também mata”, como se as autoridades estejam a cometer perversidades.
Desconhecem as constantes notícias na mídia e não entendem ou desconsideram a tragédia mostrada, como sendo inverdades ou exageros. Tomam essas atitudes sem a menor autoridade intelectual e respeito para com os outros que podem estar sendo infectados pelo convívio desorganizado. As vacinas são contestadas na sua eficácia com argumentos os mais idiotas.
A situação é gravíssima, milhões de pessoas já morreram em todo o mundo e mais vão morrer. Os pobres são os mais atingidos, pois a economia está sendo muito afetada. Os recursos hospitalares são insuficientes para atender os povos. A vacina será a providencia que irá controlar o mal, permitido a volta à uma nova normalidade.
É preciso acreditar na ciência. Pensar e agir em conformidade com o novo fato social global, de que o mundo está mudando sua maneira de se organizar. Não voltaremos ao viver de 2019. Será um tempo em que a pandemia irá estimular a construção de outras formas de conviver, consumir, trabalhar, de praticar a política já que o Estado, responsável pela promoção do bem comum, estará muito mais presente na sociedade, atendendo os mais pobres e garantindo a ordem democrática. O trabalho em casa veio para ficar. A educação formal de qualidade terá outra conformação de ensino. A indústria e a agropecuária, apoiadas na informática, empregarão muito menos. O comércio deverá se atrelar à venda pela internet. Os sistemas de entrega de encomendas, nas residências e empresas, tendem a se intensificar. O povo, com seus smart phones, exigirá maior participação nas decisões sobre o futuro dos municípios, estados e nações. O Direito, interpretando os novos tempos, na busca da justiça, pressionara a elaboração de novas Constituições e Leis.
As sociedades serão mais austeras, democráticas e solidárias, cuidando do meio ambiente, privilegiando a sacralidade da vida, acima de quaisquer outras preocupações.

Eurico de Andrade Neves Borba, 80, ex professor da PUC RIO, ex Presidente do IBGE, mora em Caxias do Sul. eanbrs@uol.com.br
Eurico de Andrade Neves Borba
Enviado por Eurico de Andrade Neves Borba em 04/04/2021


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras